29 de out. de 2010

Mafia 2







Tema: Ação em Terceira Pessoa
Plataforma: PC, PS3, XBOX 360






Mafia II se ocupa de retratar um estilo de vida dos mais arriscados, insalubres e idealizados da primeira metade do século XX. Entretanto, o jogo jamais cai no erro bastante comum de julgar abertamente o caráter do protagonista, Vito Scalleta, nem para glorificar e muito menos para reprovar. Em outras palavras, você foi muito bem informado sobre os riscos que envolvem o seu “ganha pão”; viva por sua própria conta e risco.

De fato, a leitura do universo mafioso em Mafia II é tanto mais adulta quanto menos clichê. Um grande salto aqui, não haja dúvida, já que boa parte dos títulos de mundo aberto normalmente se apoiam em realidades tremendamente estereotipadas; realidades sustentadas por um sem número de lugares-comuns cujo apelo mais consistente parte da interatividade da experiência — caso contrário, provavelmente seria um típico filme B.

Mas, independentemente da moral subvertida, Mafia II também tem sua carga considerável de pecados a expiar. Em primeiro lugar, uma falta em relação a própria Empire Bay, uma cidade enorme, cheia de detalhes e tremendamente orgânica que, entretanto, em momento algum se torna o centro da experiência. Entre as missões conduzidas ao longo de uma trama consideravelmente linear, a bela Nova Iorque de época será bastante coadjuvante — mero espaço a ser percorrido entre o ponto A e o ponto B

0 comentários:

Postar um comentário